Fratura óssea? Colágeno pode ajudar!



Não estamos ilesos de passar por uma situação como esta: fratura de osso. Seja em idosos ou em crianças, jovens ou adultos, numa situação de fratura óssea todo cuidado nutricional vai acelerar muito a cicatrização do osso e a recuperação de toda parte do corpo envolvida, como os músculos e articulações que estão próximas da fratura.

Como o osso é composto por uma matriz estrutural de aproximadamente 35% colágeno tipo I, é muito importante lembrar da reposição de colágeno quando se deseja recuperar uma lesão óssea. O mesmo raciocínio se aplica para a prevenção de fraturas principalmente em mulheres em idade de menopausa.

Numa situação de fratura, geralmente são lembrados principalmente dos elementos cálcio, magnésio, vitamina D (que são muito importantes também). Mas se juntamente a estes nutrientes forem incluídos os peptídeos bioativos de colágeno adequados para estimular as células (chamadas Osteoblastos) que calcificam a estrutura óssea, então a recuperação será muito melhor.

Em pesquisas que verificaram o efeito desses peptídeos na mineralização óssea (calcificação), resultados surpreendentes foram verificados: houve aumento da densidade mineral óssea após 3 meses de suplementação. Ainda, a combinação dos peptídeos de colágeno com os nutrientes que sabidamente participam da mineralização óssea mostrou resultados ainda mais positivos. Sendo assim, podemos incluir os peptídeos bioativos de colágeno presentes em produtos destinados aos sistemas músculo-esqueléticos (enriquecidos com nutrientes importantes) sempre que for necessário fortalecer ou recuperar ossos e músculos.

Comentários